Arquivo do blog

Tags

Análise de O Gambito da Rainha

A série deu o que falar, no ano passado, com uma história envolvente, uma personagem principal mulher, super forte e extremamente determinada. Levou o público à loucura (literalmente falando) e não foi pra menos! Hoje, te trazemos os principais pontos da história, que a gente pode perceber no empreendedorismo e na comunicação, como exemplos pra gente conseguir utilizar!


ESTRATÉGIAS

O jogo é entregue no final. Ela passa a vida toda jogando sozinha, na própria mente, desde os 9 anos. Super intuitiva. Mas, na preparação pro mundial, Watts avisa que os russos jogam em equipe. Estudam os jogos dos oponentes e desenham estratégias possíveis com bases nos jogos. Até os 45 do segundo tempo, ela joga sozinha. Depois, acaba recebendo o apoio, mesmo que a distância, de todos os amigos com todas as variações possíveis de jogo (sendo que o oponente não sabe sobre isso). Fica claro, que o talento dela é o grande poder real, jogando na cabeça dela, mesmo tendo se livrado dos tranquilizantes, o que alivia a preocupação dela e libera espaço pra conseguir imaginar os jogos de novo na cabeça, o suficiente pra vencer.

Talvez as maiores estratégias de "o gambito da rainha" sejam, além disso, que ela não tenha publicado um livro com as táticas que ela usa. Ela usa os livros dos próprios oponentes (grandes nomes, ao menos), pra entender seus jogos e poder derrotar a todos.


PRINCÍPIOS NORTEADORES:

Beth tem os valores dela e não se abaixa pra ninguém. Nem mesmo quando precisa de dinheiro pra viajar e competir, ela continua não aceitando falar ou fazer cosias que não consigam com quem ela é, mas que agrade à igreja, pro quem ela seria patrocinada pro maior jogo da vida dela.


VISÃO E PROPÓSITO

Enquanto joga com Beth na cidade do México, um menino fala que pretende ser campeão mundial de xadrez com 16 anos. Ela pergunta o que ele vai fazer depois de ser campeão mundial, com 16 anos e ele não entende. Pra ele, nada poderia ser melhor ou mais incrível que isso. Ela, que costumava ter a mesma visão dele, entende que isso não é tudo e vai precisar fazer algo da vida depois de ser campeã mundial. O problema aqui é que, a visão dele é mais tida como propósito e não é inalcançável. Por mais incrível que seja vencer um campeonato mundial de xadrez aos 16 anos, não deve ser um propósito. É uma visão, que pode tranquilamente mudar quando alcançada, pra algo maior e é exatamente isso o que ela pergunta pra ele na série, basicamente: "tá, e quando tu for campeão mundial com APENAS 16 anos, o que tu vai fazer depois?!".


PRA ENTENDER O BRANDING: Por mais que no orfanato eles gostam todas as meninas iguais e a vida delas lá dentro sejam todas iguais, rotinas e iguais e tudo mais, ela ainda assim consegue se destacar com suas ações e estratégias. É extremamente inteligente e esse é um dos motivos pra ser uma incrível jogadora de xadrez e ser adotada mesmo depois de grande, o que muda completamente a vida dela. Podemos analisar o branding de "o gambito da rainha" no caso do orfanato. As meninas todas se vestem e são tratadas iguais, com a mesma rotina, alimentação e educação. Porém, todas elas possuem uma jornada diferente, embora todas estejam para adoção, algumas serão adotadas, outras não. A vida de cada uma só pertence à elas.

Posts recentes

Ver tudo

Matriz Swot

Na análise SWOT, a gente faz a análise de ambiente interno e externo. Ou seja, nossa empresa, concorrência e mercado. Como ambiente interno,

  • 15 Brazilian reals
  • 15 Brazilian reals
  • 15 Brazilian reals
  • 15 Brazilian reals
  • 15 Brazilian reals
  • 15 Brazilian reals
  • 15 Brazilian reals

Nascemos da vontade de compartilhar experiência entre mulheres incríveis e maravilhosas que já empreendem e que estejam com vontade de entrar no mundo do empreendedorismo. Somos uma rede de apoio. Com rodas de conversas, imersões, trocas de experiências e feedbacks. Acreditamos não ser necessário ter sua própria empresa para ser empreendedora e também poder ajudar nas dúvidas de negócios de quem já está empreendendo! Aqui o principal é a troca. Vem fazer parte!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

Av, Panamericana, 286. Porto Alegre, RS / 91050000

girlpowerpoa@gmail.com

(51) 99182-0764

Girl Power Poa - 86414232068​

Entrega dos produtos físícos em até 14 dias úteis.